terça-feira, 19 de outubro de 2010

TUNEL DA MANTIQUEIRA e ESTAÇÃO CEL.FULGÊNCIO

Com 996 metros de comprimento,construido em aclive e com curva é considerado uma proesa da engenharia da época,foi construído em 1882 pelo engenheiro inglês Herbert E. Hunt, e inaugurado em 5 de março de 1884, pelo Imperador Dom Pedro II, para fazer a ligação entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais para servir a Estrada de Ferro Minas and Rio Railway.No dia 22 de junho de 1884 ocorreram a inauguração da Estrada de Ferro Minas and Rio e a primeira viagem de trem que teve como convidados de honra os imperadores Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina, juntamente com a princesa Isabel, o Conde D´Eu e o Major Novaes, fundador de Cruzeiro,fizeram o percurso entre Cruzeiro-SP e Tres Corações-MG num total de 170 KM. Em junho de 1882, o Imperador D. Pedro II e sua comitiva visitaram a cidade de Cruzeiro-SP, com o objetivo de inspecionar as obras de construção da Minas and Rio Railway e do Grande Túnel. O Túnel foi, também, local estratégico na Revolução Constitucionalista de 1932, na qual foi frente de batalhas e um dos pontos mais visados pela tropas inimigas.Tendo tombado mortos cerca de 97 homens, naquele que seria um dos mais sangrentos capítulos da revolução de 1932.






EIS AQUI O TUNEL DA MANTIQUEIRA....
Monumentos em homenagem à revolução de 1932 no alto da Serra da Mantiqueira
Marco territorial na divisa SP-MG

Marco da Estrada Real(Caminho para o Túnel da Mantiqueira)

Vestígios do calçamento original da Estrada Real

Capsula de munição da revolução de 32

Vista da garganta do Embaú (caminho para o Túnel da mantiqueira)

Natureza na garganta do Embaú

Chuva na garganta do Embaú na Serra da Mantiqueira

Vista da garganta do Embaú
Vista sobre o tunel lado paulista

Ruínas próximo à boca do túnel (lado paulista)



Boca do Túnel da Mantiqueira (lado paulista)

Boca do Tunel da Mantiqueira(lado paulista)

Boca do Túnel da Mantiqueira (lado paulista)

Vista de dentro do túnel (lado paulista)
Curva do tunel
Escuridão total
Vista de dentro do Túnel da Mantiqueira (lado mineiro)

Tunel (lado MG)

Boca do Tunel da Mantiqueira(lado MG)

Vista de cima do Tunel (lado MG)

Vista da Estação Cel Fulgêncio(lado MG)

Muro de pedra na boca do Túnel da Mantiqueira (lado MG)

Boca do túnel (lado MG)

Agua da Serra da Mantiqueira

Marco territorial mineiro

Trocador de trilhos na estação Cel Fulgêncio

Estação Cel Fulgêncio da Minas and Rio Railway

Estação Cel Fulgêncio


A velha locomotiva à vapor Baldwin da ABPF



Trem túristico da ABPF na est.Cel. Fulgêncio

Avelha Baldwin manobrando


Rotatória na est.Cel. Fulgêncio

Eixo central da rotatória (fabricação inglesa)

Vista da Estação já a caminho de Passa Quatro MG



44 comentários:

  1. A estação está revitalizada, mas, a via não. Precisa de drenagem e tal. É melhor servir como passeios turísticos do q botar um patrimônio histórico e antiguidade a cair por terra. Olhe, a rodoviária não tem traços históricos, não e nem os barões do café no tempo dos escravos, faziam uso de rodovias. É certo q a rodoviária foi um concorrente mortal, mas, operários não deram sua vida como Cristo na cruz como foi na ferroviária p,ra q a mesma pudesse existir ( a malária transmitida por um mosquito)

    ResponderExcluir
  2. o meu amigo historiador,que bela matéria eu fiquei muito encantado,com tudo pois gosto de historia,do passado,parabens.

    ResponderExcluir
  3. Lindo material historico , que deveria ser amplamente estudado e discutido nas salas de aula de nosso estado ....

    ResponderExcluir
  4. Vamos preservar esse local, iso é história pura!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo isso é demais.
    MAS na foto que vc fala que são ruínas do lado Paulista não são ruínas e sim túmulos de soldados paulistas.

    ResponderExcluir
  6. Não acho que sejam túmulos e sim os restos da escavação do tunel que estão por todo o lado paulista.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,vi a pouco a reportagem no balanço geral.deu vontade de visitar.

    ResponderExcluir
  8. quem acessou esse blog só por causa do GERALDO LUIZ ??? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu.kkkkk me chamou atençao,amo historia.

      Excluir
    2. Eu, apesar de gostar de Histórias , adorei a reportagem, muito boa mesmo ainda mais os mistérios de vozes pelo túnel...

      Excluir
  9. Um bom livro sobre essa "GUERRA" e tunel alguém conhece ai??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leia o livro o Túnel da Discórdia.

      Excluir
  10. Sou historiadora...então nem precisa dizer que amo tudo relacionado ao tema. Quanto aquelas pedras caindo, achei estranho...pq só ali aconteceria algo????

    ResponderExcluir
  11. Senhora historiadora onde consigo saber mais sobre o assunto Livros Diarios de guerra

    ResponderExcluir
  12. É lamentável que parte de nossa história esteja esquecida no tempo. Todo o dinheiro desviado pelos políticos desonestos e inescrupulosos, poderia fazer com que o povo conhecesse melhor sua história.
    Fechando as duas bocas do Túnel, daria uma bela cadeia para preservar os políticos deste país que estão roubando e que ainda pretendem roubar mais. Nós nem daríamos falta deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento meu amigo você estragaria toda a beleza desta História colocando esses porcos dentro do túnel e fecha as duas bocas do mesmo! Não teríamos mais uma História pra contar e mostrar estaria tudo contaminado com esses monstros fedorentos La dentro, você concorda comigo? O túnel da serra jamais foi chamado de Túnel da morte e muito menos Túnel fantasmas como disse o Geraldo, seu Historiador nasceu nos anos 80 mal conhece a Historia da revolução, para sair vomitando bobagem para TV RECORD no Balanço Geral. Pra começar dentro do túnel não ouve nenhum confronto, primeiro porque no meio do túnel não havia luz, ou seja, não se enxergava nada La dentro. Alguns soldados se refugiaram as beiras do túnel para se esconder ou quando estava ferido! A batalha se deu por laterais e por cima da serra. Aqueles escombros do lado Paulista não são corpos sepultados naquele local, e sim umas casas onde moravam as pessoas que faziam a manutenção da estrada de ferro. E foi demolida nos anos 90 pela A.B.P. F, "Associação Brasileira de Preservação Ferroviária" e que até hoje responde pelo leito ferroviário abandonado. Existem sim alguns corpos que ficaram por La, não pode ser resgatado ou removido das ribanceiras ou em buracos. Havia um trem que fazia socorro resgatando mortos e feridos! Para Cruzeiro SP, meu Avo JOÃO SEVERINO DA SILVA era Maquinista das extintas Rede Sul Mineira, Rede Mineira de viação e por fim Rede Ferroviária Federal. Em documento formal na Capital de BELO HORIZONTE mostra também que meu Avo era o maquinista mais velho das companhias Entrou na rede Sul Mineira, passou por toda Rede Mineira de viação e aposentou na Rede Ferroviária Federal, Que o nosso querido Governo acabou abandonando e virando mato nosso patrimônio Histórico. E a beleza de nossa serra. Ele até ganhava em sua aposentadoria um salário extra que se fala salubridade. Olha gente tem muito mais pra ser contado não só aquilo que apareceu no Geraldo. Agora não estou criticando o programa Balanço Geral, a História que foi mal contada. Gosto muito do Geraldo e assisto todo dia a seu programa. Olha Geraldo se tem um cara que eu votaria para Presidente esse cara é você! Para mostrar a esses corruptos o que você faz pelas pessoas, o pouco que você faz apertando daqui e dali você mostra a esses cretinos que da pra fazer é só querer. Continue assim você tem uma grande maquina em suas mãos que é a TV RECORD!!!
      BENEDITO CELSO HENRIQUE

      Excluir
  13. EU ASSISTÍ UMA PARTE NO GERALDO (CHATO) LUIZ, SÓ QUE ELE ESTICA MUITO O ASSUNTO, É MUITO ENROLADOR.

    ResponderExcluir
  14. A história do nosso povo, vai se esvaindo pelas ribanceiras da serra da Mantiqueira, e um país como o nosso, e com os dirigentes que temos, jamais conheceremos com profundidade toda a nossa história. Brasília está muito distante das necessidades culturais do nosso povo. Enquanto não houver severos e sérios investimentos na educação, seremos um país de ignorantes, despreparados, da criminalidade alta, da insegurança, enfim, estamos a anos luz da uma civilização séria, o que é muito lamentável.

    ResponderExcluir
  15. Assisti no Geraldo Luiz, fiquei altamente curiosa sobre a história, lindo demais. João Pessoa - PB

    ResponderExcluir
  16. E lamentável que a nossas historia estão sendo esquecidas como assisti hoje na Record imagino quantos jovens ,não conhece oque foi apresentado hoje pelo Geraldo

    ResponderExcluir
  17. Sou professor de história e quero morrer quando alguém acha legal ser feriado o 9 de julho, mas não faz nem ideia do porque. Sobre o programa, o Geraldo enrola demais, mas foi bom porque despertou a curiosidade de muitos.

    ResponderExcluir
  18. adorei esta história que até então eu ignorava, linda! deveria ser aplicada nas matérias escolares de história, é uma parte muito linda da história do nosso país, amei, continue mostrando essas matérias geraldo, pena que voce enrola muito, mais tudo bem.

    ResponderExcluir
  19. edailva c s vieira30 de agosto de 2013 21:14

    Gostei muito da reportage, rica em detalhes,muito embora a historia eh extremamamente triste. Este local deveria estar preservados, ate por respeito, aos mortos e mostrados ao Brasil, como ponto turistico, principalmente,aos alunos,
    pelas nossas escolas
    ,

    ResponderExcluir
  20. Sobre o Túnel da Morte!!!!!
    Deixo aqui uma mensagem aqueles que vivenciaram e perderam familiares na guerra da revolução de 32.
    " Na escuridão meus olhos se tornam cegos, tento caminhar mas não sinto minhas pernas, minhas mãos tocam o chão úmido e molhado. Ouço gritos de desespero, não sei quem ajudar! porque não sei de qual direção vem. O vento frio, parece ser uma facada, sinto ele atravessando o meu corpo e me congelando. A água que escorre pela parede somente o barulho me faz lembrar de uma riacho, mas um riacho que já mais verei a cor de sua água. Por que estou aqui? Por que a luz sumiu assim tão derrepente? Não intendo o porque estou preso aqui, sendo que á alguns minutos atras eu estava ai bem ao seu lado, dizendo a ti o quanto eu queria viver para poder te amar eternamente."

    Essa é uma História real de pessoas que foram mortas inocentementes e daqueles que foram obrigados a lutarem pelo teu estado.
    Sobre a reportagem, creio que o estado deva nunca esconder o passado e sim mostrar a todos a realidade de uma vida onde a guerra e o desentendimento se acaba em tragédia.
    E que faça dessa História um ponto Turistico.

    Ass: Clayton Nunes Ribeiro Dias

    wa.nessalinda17@hotmail.com
    claytonfiel_69@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do lado paulista, poucos foram obrigados a lutar. Os soldados paulistas eram, na sua grande maioria, voluntários.

      Excluir
  21. Olá, moro na cidade de Passa-Quatro e nunca tinha me importado com isto, nunca tinha parado pra pensar na riqueza que tenho ao meu lado! Vi coisas que o Geraldo Luíz mostrou, que eu nem se quer imaginava que existia ali. Foi muito bom, desperto interesse de muitas pessoas e principalmente o meu. O Geraldo ele enrola sim, mais ele mostra as verdades para o povo! E olha, essa matéria realmente mexeu comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se voce conhece bem da história desse lugar me responda la dentro a temperatura cai mesmo ou é mentira de pessoas que que se dizem historiadores.
      Pois na reportagem da record o apresentador estava usando uma roupa de inverno pesada e estava sentindo muito frio, que se dizia gelado ou congelante, e verdade isto?

      Excluir
  22. esse geraldo sabe chamar atenção do povo!foi bom sim

    ResponderExcluir
  23. como chama esse lugar do tunel,pq eu conheço a serra da mantiqueira,mais esse lugar não!
    Donato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Lugar é denominada Túnel da Mantiqueira foi ali que morrera mais de 300 pessoas na guerra entre os estadode de São Paulo e minas Gerais,do lado de São PAULO existe um cemitério que foi mostrado pela rede record de televisão o mesmo é retradado nestes documentarios se vc procura vai encontrar a vala com corpos de soldados e civis que serviram neste combate armado estão ali pessoas inocentes que morreram sem saber por que morreram. Neste túnel se ouve vozes relatada na reportagem de Geraldo Luis, o mais impressionante de tudo quando eles entram e se viram em determinado local no túnel pode se ver pedras rolando na entrada do tunel do lado mineiro está gravado esse epsódio que doi passado ontem no Balanço Geral, deixei de viajar só pra assistir pois gosto muito de coisas dessa natureza, onde se falam de assombrações. Muito bacana pode aprofuondar na história que você vai gostar.

      Excluir
  24. Esta historia foia mais bela ja contada em tos os tempos mastambém a mais triste pois lutara cidadãos mineiros e paulista que dera suas vidas ali, naquele túnel. Inclusive pessoas que sãoaqui dacidade de GOUVEIA,um senhor conhecido por aqui como cabo Gouveia que era destemido em toda regiao porsua bravura e coragem. Mas este voltou vivo para casa porém outros não, é o que sei da história contada.

    ResponderExcluir
  25. Eu também estou neste blog porque vi a reportagem do Geraldo e achei fantástica. Sim, o que mais impressionou foram aquelas pedra sendo literalmente atiradas. Acredito sim que, almas perdidas e instauradas naquele local se rebelaram quando a reportagem foi iniciada.Simplesmente de arrepiar. Qto a ser um lugar turístico, creio que os governantes tem a OBRIGAÇÃO de preservar um local como aquele, cheio de histórias, e fazer com que estas NUNCA se apaguem, afinal, nosso País deve cultivar seu passado!!!!!

    ResponderExcluir
  26. moro aqui no vale do paraiba na cidade de caçapava sp assisti a reportagem do geraldo luiz e achei muito legal gosto muito dessas historias que enfocão a revolução de 32 sou PAULISTANO acho que a revolução de 32 teve seu objetivo conquistado por SãO Paulo sp salve nossos bravos sodados paulistas e tambem salve os soldados mineiros em fim todos Brasileiros que tenhão um bom descanso eterno!!!

    ResponderExcluir
  27. gostei muito assistir o Geraldo luis ele enrrola pra caramba tudo bem tem que saber a opnião de quem vive com a hisoria mais ele erronrolamuito queria saber o fim...

    ResponderExcluir
  28. Dias-RJ- Gostei do lado histórico da reportagem, exceto as crendices inúteis.

    ResponderExcluir
  29. todos foram herois lutaram por um ideal ambos os lados historia muito boa parabens geraldo todos na becao de Deus.

    ResponderExcluir
  30. Fantástico. Vou tirar um fim de semana para conhecer este lugar. Sou apaixonado por ferrovias e esta me tocou demais. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  31. Achei a materia interessante porem,voces que fizeram a materia deveriao ter aprofundado mais na materia e ter detalhado melhor o acontecimento da epoca

    ResponderExcluir
  32. A revolução de 1932 foi um épico da história brasileira. São Paulo, ficou sozinho lutando contra a ditadura de Getúlio Vargas (que na verdade, era o tenentismo). Foi uma guerra a favor da constituição e pela autonomia das cidades (federalismo). Poís Getúlio havia congelado (constituição), com a revolução de 1930, através do apoio tenentista, onde tudo começou (com o fim da politíca café com leite). Esta história de união de um povo em torno de uma só causa é conhecida como "terremoto de civismo". Algo parecido, ocorreu na antiga Grécia espartana (300 de esparta e seu povo). Abraços patrióticos!

    MJ.

    ResponderExcluir
  33. Amigo gostei muito. queria saber se vce tem imagens da construcao do tunel . eduardotaxi21@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://horadepreservar.blogspot.com/2012/05/estrada-de-ferro-minas-e-rio-passado-e.html

      Excluir
  34. como faco pra chegar la?12996734461

    ResponderExcluir